sábado, 12 de julho de 2008

A Arte dos Doramas

Muitas pessoas se perguntam: "O que são doramas?"
Será que são algum tipo de comida? Ou quem sabe o nome de uma roupa cara? Não é nada disso!
Doramas são as novelas e seriados Japoneses. Sim, no Japão também se assiste novela!
Mas são muito diferentes das novelas Brasileiras.
Primeiro porque a maioria dos doramas são imprevisíveis. Novelas são previsíveis. Você sabe que o bonzinho sempre acaba bem no final e o vilão sempre morre ou acaba atrás das grades.
Nas novelas japonesas a coisa é bem diferente. No primeiro capítulo o protagonista pode estar super bem na vida, mas durante o decorrer do drama ele pode adquirir uma doença incurável , pode perder um braço ou qualquer outro membro do corpo e pode até morrer. A questão é que nunca se sabe o que pode acontecer.

As novelas japonesas são bem mais dramáticas, podendo fazer qualquer "macho" soltar lágrimas.

Quero deixar claro que os doramas não são coisas de emo. Sem preconceitos contra. São apenas novelas que buscam passar emoções e mensagens sobre a vida, amizade, morte e amor. E conseguem!

Abaixo listarei alguns doramas que me comoveram, revoltaram e fizeram com que eu refletisse sobre meu atos e minha vida. 
                                   

Densha Otoko



Um clássico japonês. Baseado em fatos reais esse filme conta a história de um jovem, Yamada Tsuyoshi, um otaku que não tem auto estima e é humilhado por todos. Após um acontecimento em um trêm ele começa a criar coragem para se relacionar com Aoyama Saori, uma bela jovem bem sucedida na vida, porém, por causa de um trauma da vida, tem dificuldade de confiar nas pessoas. Por não ter nenhuma experiência com garotas ele entra em um fórum para solteiros e pede ajuda. A partir dai é só confusões e conflitos.
Esse dorama também mostra um pouco a discriminação que os otakus sofrem no Japão. Houveram adaptações para livro e um Live.


Ichi Rittoru No Namida

Um dos mais tristes e belos doramas. Também baseado em fatos reais. Retrata a vida de uma jovem após uma descoberta que mudaria a sua vida. Aya, 15, descobre ter uma doença incurável chamada Degeneração Espinocerebelar. Essa pode ser considerada uma das mais cruéis doenças existentes. Ela afeta principalmente a medula espinhal, tronco encefálico e cerebelo causando perda dos movimentos, perda da fala, entre outros sintomas. É possível retardar o seu tempo com sessões de fisioterapia mas a cura ainda não foi encontrada. A causa dessa doença ainda é um mistério.
Aya Kito, junto com sua família lutou até os 25 anos. Ela possuia um diário aonde escrevia pensamentos e através dele encontrava forças para lutar. O que ela não sabia é que através desse diário várias pessoas com doenças e até as saudáveis encontravam coragem para lidar com problemas. Até hoje foram vendidos mais de 1,8 milhões de cópias por todo o Japão. Certamente qualquer um que assistir esse dorama vai pensar bem antes de reclamar da vida.



A Moment To Remember

Esse é mais um Kdrama. São dramas Coreanos. Com a experiência que tenho hoje eu posso afirmar que os Kdramas são muito mais tristes que os Jdramas.
A história conta um pouco sobre o amor entre duas pessoas de mundos diferentes.
Su Jin, a filha de um chefe de obras famoso e Chul Soo, um dos operários dessa obra. Apesar dessas diferenças sociais eles acabam se casando. Mas um acontecimento põem o amor dos dois em jogo. Será que eles conseguirão ficar juntos? Assistam e vejam, oras! XD






My Sassy Girl

Mais um clássico Coreano. Já se passaram 20 anos e Gyeon Woo espera em baixo de uma árvore pelo seu amor. Depois disso o filme volta alguns anos antes e conta as suas histórias. De como se conheceram e das aventuras que passaram juntos. Definidamente esse é um dos melhores Kdramas que assisti. Garante boas gargalhadas. Atualmente fizeram um remake desse filme, mas como americano é desgraçado e estraga qualquer filme que encosta eu não assisti e não recomendo para ninguém. Uma curiosidade desse filme é que durante o desenrolar da história não se menciona o nome da menina. E falam que essa seria a continuação de outro Kdrama chamado Windstruck, que eu também assisti. XD.
Mas nada foi confirmado.

Bem, deixo aqui as minhas sugestões sobre o fabuloso mundo dos Jdramas, Kdramas e qualquer outro tipo de novela que não seja do Brasil.
Existem uma infinidade de filmes e seriados orientais. Basta saber o seu gosto e ir atrás do seu filme.

Um comentário:

Anônimo disse...

Eu só comecei a ver o Densha e gostei bastante ^^
Mas acho que chamar de clássico é demais... xD~

Não conheço muito de arte coreana, mas acho que, em geral, eles são mais dramáticos mesmo. Todas as músicas coreanas são muito mais melosas e extremadas e o mesmo vale pros filmes. Assisti a um filme coreano esses dias (cujo nome não me recordo, porque não peguei inteiro) e o roteiro era beeeem diferente do que estamos acostumados... ^^