sábado, 28 de junho de 2008

Semana Cultural Brasil-Japão Parte I


Esse ano é um ano especial. Porque? Simples, este ano se completam os 100 anos da imigração japonesa. Muitos eventos estão ocorrendo por todas as partes de várias cidades, mostrando os costume e cultura de uma das nações mais bela deste mundo.

Eu não pude ficar parado. Participei como voluntário de todos os eventos possíveis. Como não terei tempo de postar sobre todos eu comentarei sobre o mais importante de todos: A Semana Cultural que ocorreu entre os dias 14 e 22 de Junho no anhembi. Mal eu sabia que estava prestes a mudar a minha vida...

Tudo começou quando eu soube das comemorações do centenário no Brasil. Pesquisei no site do centenário e percebi que havia um sessão para voluntários. Não pensei duas vezes. Me cadastrei feliz da vida, já imaginando como seria esse evento de proporções grandiosas.
Antes de iniciaro mês de Junho eu recebi um e-mail. Era a confirmação do RH. Eu fiquei feliz, pois soube que a maioria das pessoas que mandaram e-mail não obtiveram essa confirmação.
Ansiosamente eu esperei por esse momento. Fiz o treinamento, conheci um pouco do lugar e dos outros voluntários. O local era gigantesco.

A semana passou muito devagar. Cada dia era um dia a menos na minha contagem regressiva. Até que finalmente sexta feira chegou! A noite eu não conseguia dormir. A empolgação era tanta que o sono não vinha. Quando me dei conta já era de manhã. Hora de acordar! Simplesmente saltei da cama e fui tomar banho. A cada momento a minha empolgação ia aumentando mais e mais.

Finalmente sai de casa. Durante o trajeto eu fui imaginando como seria o local, o seu tamanho, aonde seria o banheiro, o teatro... As imagens passavam na minha cabeça. Cheguei na estação Tietê. Lá eu encontrei antigas pessoas que conheci no Bunka Matsuri. Fiquei muito feliz por ter os encontrado, afinal eu pensava que nunca mais iria vê-los. Pegamos o ônibus Pq. Anhembi e em pouco tempo chegamos ao tão esperado local.

Logo na entrada nos deparamos com um problema. Aonde fica a sala dos voluntários? Procuramos, procuramos, procuramos e nada. Acabamos nos perdendo. Graças a outros voluntários que já conheciam o local nós achamos a sala. Fizemos a entrada na ficha, pegamos o colete e o crachá e fomos conhecer o local. Haviam 5 salas de Workshop. Artes do Pop, Artes do Papel, Artes do Sabor e Artes do Corpo. Haviam também dois palcos: O Auditório Principal e o Auditório Elis Regina.

Durante a semana toda(dia 14 a 22) ocorreram apresentações,danças,workshops,filmes e concursos. Tenho muito mais coisas a falar, mas se me empolgar esse texto ficará imenso. Só queria passar para vocês o meu ponto de vista sobre o evento. Fiz muitas amizades e me diverti como nunca. Claro, eventos grandes sempre são cansativos mas, depois de ver a felicidade no rosto das pessoas e saber que você faz parte daquilo tudo você percebe o quanto valeu a pena.

Parabéns aos primeiros Imigrantes pela sua persistência, garra e esforço. Agradeço de todo o coração por vocês terem trazido para cá tanta cultura e nos fornecer supremos momentos de alegria.

5 comentários:

Anônimo disse...

Thomás, seu anti-climax!!! Como assim, parar o texto do nada?? Cadê a parte que interessa e que movimenta seu blog que é justamente o evento em si?

E... dormir antes do evento faz bem =P

beijos

Thomás disse...

Continuarei. Tem muito mais coisas que preciso contar. É que precisava dormir para o evento no dia seguinte. Acredita que eu dormi sentado enquanto eu assistia uma apresentação de Taiko? Isso foi porque fiquei até altas horas acordado.

Ivan Yukio disse...

Hehe, volte mesmo para falar mais, não deixe o blog morrer.
E tire a trava de segurança dos comentários, é chato ficar errando senha e perdendo o que já tiver escrito.

Nefelibata disse...

Bom, fico feliz que continue escrevendo ^^~
Mas fiquei com uma dúvida...

"Haviam 5 salas de Workshop. Artes do Pop, Artes do Papel, Artes do Sabor e Artes do Corpo."

Qual era a 5ª arte? XD

Thomás disse...

Humm. Na hora de postar eu não me lembrei disso. Depois da primeira semana abriu outra sala. Artes do Design.