sábado, 18 de outubro de 2008

Maravilhas Modernas - Japão



Japão. Uma terra de histórias diversas.
De um lado a cultura e tradições passadas de geração à geração. De outro as grandes cidades equipadas com a mais alta tecnologia.

Toyko é a sua mais populosa cidade com 35 milhões de habitantes. Mas essa grande metrópole não está longe dos problemas naturais.
Por estar abaixo do nível do mar e ao longo de grandes rios o que a deixa vulnerável a furacões e a inundações. Um furacão como o Catrina custou a Nova Orleans alguns bilhões de dolares. Mas Nova Orleans só tem 2 milhões de habitantes. Se algo acontecesse a Tokyo o prejuízo seria de trilhões.

No Japão as chuvas ocorrem duas vezes mais do que no resto do mundo.
O índice pluviométrico chega a quase 4000 milímetros por ano. Os rios enchem até 100 vezes a sua capacidade. Para previnir enchentes os engenheiros construiram uma rede de 5 gigantescos tanques subterrâneos com 32 metros de diametro por 65 de profundidade interligados por 65 km de túneis.
Cada tanque desses pode conter 675 mil toneladas de água. Em caso de inundação enchem a uma velocidade de 100 mil toneladas por segundo.


Com 4 mil metros² e capacidade para mais de 250 metros³ o tanque central é o maior tanque subterrâneo do mundo. 59 pilares feitos de 500 toneladas de concreto puro sustentam um campo de futebol.
Duas marcas de segurança alertam a quantidade de água mínima. A partir dai as bombas são ativadas, distribuindo a água até os outros tanques.

Essas turbinas tem 14 mil cavalos movidas por motor a jato e chegam a deslocar 50 toneladas de água por segundo. Diariamente os 4 motores movimentam 65 milhões de litros por dia.

2 comentários:

dmariano disse...

O.o
As imagens parecem aqueles ci-fi noe apocaliptico..xD

Mas interessante..não sabia de problemas de enchentes no japão...chama a maluf pra darum jeito lá lol.

Rabay disse...

Pois é, nada é impossível quando se trabalha duro, Japão é prova viva disso. Além de todas as condições climáticas desfavoráveis, o país saiu acabado da segunda guerra, e acabou se tornando potência econômica (tecnológica) no século 21.

Uma coisa que eu vi do Japão e não acreditei foi um fenômeno chamado debris flow (vale a pena procurar no youtube). É tipo uma enchente de pedras (metade em volume de pedras, e metade em água). Se comporta de modo muito parecido com uma enchente de água mesmo, só que os estragos são bem maiores (afinal são pedras gigantes, heheheh).

E o interior desse tanque poderia ser usado de cenário em algum filme, não?

PS.: Meu dedão esticado para cima pela tag de engenharia do post, heheheh